chimarrão

susana rodriguez iglesias - 08/09/2011

Uma roda de chimarrão é um momento de encontro, de descontração, de compartilhar histórias, saudades, alegrias.

O chimarrão pode ser tomado sozinho o em companhia, mas as rodas de chimarrão tem um sabor especial, um sabor a amizade.

Essa cultura especial não remete somente a compartilhar uma bebida, tem um significado além que carateriza o povo e tem significados diferentes, tais como compartilhar, dar uma bemvinda, incluir o outro, convidar a reflexão,

Eduardo Galeano, escritor uruguaio, escreve no seu livro memorias do fogo:

Foi uma maravilha a noite na terra. A lua passeou pela selva do alto do Paraná, conheceu misteriosos aromas e sabores e nadou longamente no río. Um velho lavrador salvou-a duas vezes. Quando o jaguar ia cravar seus dentes no pescoço da lua, o velho degolou a fera com seu facão; e quando a lua teve fome, levou-a para sua casa. "te oferecemos nossa pobreza", disse a mulher do lavrador, e deu-lhe umas broas de milho.

Na noite seguinte, lá do céu, a lua apareceu na casa do seus amigos. O velho lavrador tinha construído sua choça em uma clareira na selva, muito longe das aldeias. Ali vivia, como em um exilio, com sua mulher e sua filha.

A lua descobriu que naquela casa não havia nada para comer. Para ela tinham sido as últimas broas de milho. Então iluminou o lugar com a melhor de suas luzes e pediu às nuvens que deixassem cair, ao redor da choça, uma garoa muito especial.

Ao amanhecer, nessa terra tinham brotado umas árvores desconhecidas.

Entre o verde-escuro das folhas, apareciam flores brancas.

Jamais morreu a filha do velho lavrador. Ela é dona da erva-mate e anda pelo mundo oferecendo-a aos demais.

A erva mate desperta aos adormecidos, corrige os preguiçosos e faz irmãs as gentes que não se conhecem. (Eduardo Galeano).

Dessas e outras costumes tradicionais, a alma se aqueçe e nos convida a reflexionar sobre o amor e a sabedoria.

Uma roda de chimarrão, uma história para compartilhar, um momento de encontro, faz a gente sentir que não está só e tem muito para dar.