você pode viver sem celular?

susana rodriguez iglesias - 08/10/2011

Você já ouviu falar na palavra nomofobia? Essa palavra é utilizada para designar as fobias devidas a dependência do celular.

O celular transforma-se em um aparelho sem o qual a pessoa sente não poder viver.


Os celulares cada dia mais completos, equipados com câmera, internet, musica, redes sociais oferecem uma sensação de  falsa segurança, uma sensação de que tudo o que precisamos está no celular e com ele conseguimos controlar e resolver todos os problemas ou imprevistos.


Quando  falta de bateria o mesmo o celular, a pessoa pode sentir falta de ar, suores, palpitações, sensação de pânico e impotência, cuidado! São sintomas de fobia!


Qualquer coisa que nos deixa presos, acaba sendo prejudicial de alguma forma. Temos que ter cautela com a tecnologia, ela deve estar ao nosso serviço e não pelo contrário nos estar presos da tecnologia.


Se notar que está ficando viciado em tecnologia tente não depender tanto, desligue o celular os domingos, ou deixe desligado em quanto faz exercícios, marque algumas horas em que não vai a utilizar o computador, faça passeios os finais de semana e não utilize tecnologia, é uma prova que medirá sua liberdade e sua capacidade de autodomínio, ao mesmo tempo estará fazendo prevenção para não ficar sofrendo de nomofobia.