ciúme

susana rodriguez iglesias - 05/03/2013

 

Psicóloga Susana Rodriguez Iglesias

Ciúme

Os ciúmes podem ser vistos como um sentimento totalmente normal e conseqüência de amar alguém.

Na verdade existem ciúmes de irmãos, pais, amigos, parceiros, filhos e fundamentalmente namorados, marido e mulher.

Os ciúmes podem ter um nível que não interfere no relacionamento o podem ser o motivo para afastar duas pessoas.

 Podem transformar a vida das pessoas em um inferno de perseguição, brigas e dissentimentos.

Muitas vezes os ciúmes passam a dominar a vida de uma pessoa,  passam a controlar, se armam historias, se imaginam acontecimentos, se formulam verdades absolutas totalmente imaginarias.

Esta “criatividade” para imaginar historias de traição, faz que o ciumento acabe perdendo o respeito pelo parceiro, procurando pistas, informações, provas da “infidelidade”.

Desrespeita se a privacidade, invadindo email, facebook, celular, perseguindo a pessoa. De esta forma acaba se perdendo o respeito por si mesmo.

O ciúme faz com que a pessoa acabe percebendo fatos em forma aumentada, distorcendo  qualquer acontecimento, mesmo um comportamento normal ou educado,  passa a ser visto como uma possível ameaça, um simples comprimento, um bom dia, um sorriso, pode ser interpretado como paquera, sedução.

Enfrentados ao medo de perder a pessoa amada o comportamento resposta pode ser justamente a causa de um distanciamento, brigas e desconfiança podem levar a separação.

Quando os ciúmes começam a invadir a pessoa se sentem ate sintomas físicos incontroláveis, sudoração, os batimentos cardíacos aumentam, confusão, sudoração.

A falta de confiança em si mesmo faz pensar e atribuir a o outro a mesma falta de valorização, se acredita se que não e uma pessoa que mereça respeito, amor e fidelidade.  Acaba se atribuindo ao parceiro esse sentimento, ele/a pensa que eu não mereço e pode me trocar por alguém melhor.

Tanto o ciumento como o parceiro sofrem, perde liberdade, confiança, companheirismo, intimidade.

Falta de confianças em si mesmo, falsos preconceitos, repetição da vida dos Pais, são algumas possíveis dificuldades a resolver no caso de ciúmes que estejam perturbando a sua vida.